Destaques
....Em atualização

Escola João Faneco - uma escola para o futuro

João Faneco é desde há muito uma figura popular na área do futebol de formação no distrito do Porto e particularmente em Matosinhos. Quatro vezes por semana ao fim da tarde e aos sábados de manhã, da escola de futebol João Faneco Leixões Sport Club, saem como diz o poeta bandos de irreverentes pardalinhos para alegrar e dar vida ao complexo desportivo Óscar Marques, outro nome grande do futebol de formação português. Neste momento, tenho cerca de uma centena de miúdos, começou por nos dizer o “mister Faneco” e prosseguiu… "estão divididos em dois escalões dos cinco aos oito anos, treinam às segundas e quartas das dezoito às dezanove horas e aos sábados das dez às onze horas. O outro escalão dos mais graúdos dos nove e dez anos, treina às terças e quintas das dezoito às dezanove horas e aos sábados das nove às dez horas. É uma tarefa aliciante mas muito trabalhosa, envolve treze pessoas; directores, coordenadores e treinadores. Pela minha parte é com enorme satisfação que vejo os “meus meninos” crescerem como homens e futebolistas, já passaram por mim muitas gerações. O que mais me marcou foi o Ferreirinha que jogou nos seniores do Leixões na década de oitenta. Tinha uns pés maravilhosos, podia ir longe como jogador, o Benfica andou de “olho” nele. O Rodolfo Coutinho, o Edgar Caseiro e o Pedras entre outros, também foram meus jogadores. Outro que passou por mim o “nosso capitão” o Bruno China. Recebi-o aos sete anos, já tinha muito jeito, não enganava. Outros perderam-se porque por vezes o acompanhamento familiar não é o mais correcto. Posso afirmar com muito orgulho, que já recuperei para a sociedade, dezenas de jovens e isso para mim é o mais importante.”
fonte & foto: site oficial LSC
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment