Destaques
....Em atualização

As mãos que deram a taça frente ao Porto

Dizem que foram as mãos milagrosas de Auricélio Matos que estimularam as pernas dos jogadores do Leixões na conquista estóica da Taça de Portugal sobre o FC Porto, no extinto Estádio das Antas. Dizem também que foi graças a uma técnica extraordinária que recuperou, em... dez minutos, Osvaldo Silva, que saíra desse jogo vergado por uma lesão lombar, regressando após o intervalo pronto para dar a volta ao resultado e levar o Leixões a uma vitória inédita. Decorridos 47 anos desde a alegria que o fez desmaiar de emoção, Auricélio Matos mantém o orgulho de ter sido o massagista na época áurea do clube de Matosinhos. "Salvei, por duas vezes, a equipa da descida", lembra, aludindo ao poder sobrenatural das suas mãos "de ouro".
Desses tempos, em que a rivalidade bastava para que o Leixões se opusesse a transferir jogadores para o FC Porto, Auricélio Matos, de 88 anos plenos de lucidez, recorda "que as visitas às Antas eram muito complicadas", mas nada que conduzisse a situações de confronto nas bancadas. "Quanto entrávamos no relvado chamavam-nos de sardinheiros", conta, não vendo qualquer ofensa nisso, tanto mais que o Leixões fica próximo do Mar, numa cidade dedicada à venda de peixe. Mas era incontornável o ambiente hostil entre os adeptos, ao ponto de os leixonenses censurarem a ajuda de Auricélio Matos, num outro jogo nas Antas, ao jogador portista Rolando, gesto que lhe valeu um louvor do FC Porto entregue à revelia da Direcção dos matosinhenses. "Os adeptos do Leixões adoraram que eu tivesse sido mais rápido do que o massagista do FC Porto dizendo: 'estamos a perder por 4-0 mas o Auricélio ganhou na corrida'", exemplificou.
O FC Porto nunca gostava de perder com o Leixões, porém, havia portistas que não se importavam de um empurrão zinho dos rivais do Mar. Depois da conquista da Taça, Auricélio Matos foi abordado por um amigo portista, não à procura do creme especial para os músculos dos jogadores, mas com um maço de notas de mil escudos. Um incentivo que animou a equipa leixonense a derrotar o Sporting, abrindo assim caminho ao FC Porto até ao título de campeão.
fonte: O JOGO
Partilha no Google +

About Hugo Alves

---.
    Blogger Comment
    Facebook Comment